Sobre mim > Artigos Online - Profissão Freelancer

PROFISSÃO : FREELANCER

- “Alô, bom dia!
* “Oi, bom dia.”
- “Você faz sites, né? Quanto custa um mais ou menos?
* “Bom. ..depende.. do que seria? Você tem como me passar mais detalhes para ter uma idéia do orçamento?
- “Deixa ..deixa ... muito complicado isso!! - ..............................

Dali a algumas horas :
- “Alô”
* “Alô .. “
- “Você trabalha desenhando?”
* “Sim , faço trabalhos desse tipo também.”
- “Então queria fazer um, daqueles que se mexem.”
* “Que se mexem? Seria um banner animado?
- “Pode ser. Quero um desenho.”
* “Sim , entendo , uma desenho com animação? Você precisa de uma animação é isso?”
- “É pois é , acho que sim , tenho que ver isso, tenho uns recortes aqui e acho que ficaria legal . Volto a te ligar então .Obrigada!”
* “Bom, de nada.

Nem sempre conseguimos falar a mesma língua de nossos clientes. Interpretar o problema, entender por alguns minutos a real necessidade dele, de uma tarefa simples às vezes, passa a ser uma grande confusão. Mas com o tempo aprendemos a driblar certos tipos de situação. Afina de contas, quem que disse que ser freelancer era fácil? Autonomia é ótimo, administrar seu tempo melhor ainda, mas não podemos nos esquecer que existem meses e meses. Hora aquele projeto saiu , hora caminhou por longos períodos e o cliente sumiu. Tudo isso penso eu , colabora para uma grande experiência profissional, nela aprendemos como lidar com diversos perfis e segmentos de empresas das mais variadas áreas.

O Interessante na hora de desenvolver certos projetos, é você como profissional poder se adaptar a qualquer situação e ter como colaboradores outros profissionais que possam ser envolver e que tenham a técnica e a experiência que ele precisa, formando seu próprio time!

Aprender com o cliente e ele aprender com você, esse é um fator muito importante, diversos livros e artigos citam sobre a necessidade do cliente entender um pouco do trabalho que é feito, e nós profissionais também, não trata-se de um aula mas sim de um aprendizado a curto ou a longo prazo, o que ajudará ambos a desenvolver uma parceria positiva.

Freelancer seria uma profissão ? De certo modo diria que sim, só não tem carteira assinada ainda, e a carga horário de trabalho às vezes ultrapassa as 8 horas convencionais. Mas nada que um trabalho bem feito, com responsabilidade e profissionalismo não compense no final.

< voltar
.......................................................................................................................................................................................................
Copyright © 2016 Otávio Souza. Todos os direitos reservados.